PARTICIPANTES

Confira abaixo a lista de participantes:

adriana carvalho lopes

Adriana Carvalho Lopes

Coordenadora

Resumo do Currículo

Professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/UFRRJ) e professora colaboradora do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGDUC/UFRRJ). Seus interesses de pesquisa estão voltados para as juventudes, os letramentos, as relações étnico-raciais e de gênero a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística e a Educação. Tem longa experiência com formação de professorxs de língua portuguesa, articulando desenvolvimento linguístico, social e humano.

 

Alex Teixeira

Alexandre Teixeira

Participante

Resumo do Currículo

25 anos, brasileiro. Um entusiasta pelos estudos e pelas práticas da linguagem, em seus múltiplos formatos e contextos sociais. Jurista, com bacharelado em Direito pela Escola Superior Dom Hélder Câmara (2015 – 2019). Graduando em Letras – licenciatura Português, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017 – atual). Advogado regularmente inscrito na OAB/MG. Professor em formação. Paralelamente, atua como cantor e produtor cultural. Os percursos, portanto, atravessam repertórios multidisciplinares, envolvendo as artes, a Linguística, a Educação e a análise Jurídico-política.

Áreas de Interesse

Linguística aplicada; Letramentos; Letramentos de Sobrevivência; Sociolonguística.

 

Professora Adriana Carvalho Lopes

Bárbara Teixeira

Participante

Resumo do Currículo

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Áreas de Interesse

Educação, Estudos Feministas, Gênero.

Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

Participante

Resumo do Currículo

Doutor em sociologia pelo IESP – UERJ. Desenvolve atualmente no pós – doutorado em Linguística Aplicada no PIPLIGA/UFRJ estudos sobre as performances narrativas de artistas periféricos do Rio de Janeiro.

Áreas de Interesse

Sociologia urbana; Linguística Aplicada; antropologia urbana; políticas públicas.

Carla Cristina Bento

Carla Cristina Bento

Participante

Resumo do Currículo

Licencianda em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017- Atual). Atuou como bolsista de Língua Portuguesa no PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência) e no programa de iniciação científica +Casas da Inovação (Parceria da UFRRJ com a SEMACTI) – entre os anos de 2020 e 2021. É monitora bolsista da disciplina de graduação Ensino de Língua Materna I e monitora voluntária em Ensino de Língua Materna II, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Participou como pesquisadora no Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas – GMIL (2018-2019). Integra, desde 2021, o grupo CELeC – Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporanêos. Os Estudos de Letramentos Contemporanêos têm orientado suas pesquisas, privilegiando os Letramentos raciais e não-escolares. Atualmente pesquisa as perspectivas e discursos sobre raça, racismo, relações raciais, linguagem e educação antirracista de professores de língua portuguesa em exercício docente no ensino básico da Baixada Fluminense.

Áreas de Interesse

Letramentos Contemporanêos, gêneros discursivos.

Daniel Silva

Daniel do Nascimento e Silva

Coordenador

Resumo do Currículo

Daniel N. Silva é licenciado (2002) em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, mestre (2005) e doutor (2010) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Realizou estágio de doutorado sanduíche (2007 – 2008) e pós-doutorado (2015 – 2016) no núcleo de Antropologia Linguística do Departamento de Antropologia da University of California at Berkeley. Leciona Pragmática, Linguística Aplicada e Sociolinguística na UFSC. É editor associado das revistas Pragmatics (da International Association of Pragmatics – IPrA) e Trabalhos em Linguística Aplicada (da UNICAMP). Além disso, tem publicado livros e artigos em editoras (7 Letras, John Benjamins, Cortez) e revistas (DELTA, Pragmatics & Society etc.) avaliadas por pares, bem como avalia artigos submetidos a periódicos das áreas de Linguística e Antropologia (Pragmatics & Cognition, Journal of Linguistic Anthropology, American Anthropologist, Pragmatics & Society, Discourse, Context & Media, DELTA, Linguagem em (Dis)curso, Signótica, Revista da Anpoll etc.). Desenvolve estudos sobre a relação entre significação e violência e sobre letramentos, circulação de discursos e regimes de comodificação linguística no campo das vertentes interacionistas e sociais dos estudos da linguagem. Tem experiência com formação de professores e investiga as relações entre educação e desenvolvimento social e humano.

Áreas de Interesse

Linguagem e identidade.

Giselle Almada Souto

Giselle Almada Souto

Participante

Resumo do Currículo

Giselle Almada é professora de língua portuguesa e língua inglesa no curso de Letras e Pedagogia no Instituto Superior Anísio Teixeira. certificadora e professora de língua inglesa no Centro de Idiomas do Exército (CIDEX). Tem ampla experiência no ensino de língua inglesa em escolas de idiomas e na Educação Básica. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (UFRJ). Mestre em Letras e Linguística (UERJ). Possui Especialização em Ensino de Língua Inglesa (PUC Minas) Graduada em Letras: Português e Inglês (Instituto Superior Anísio Teixeira, ISAT).

Áreas de Interesse

Ideologias linguísticas; Educação bilíngue; Professores em formação; Identidade; Análise do discurso.

Jamilly Moraes Silva

Jamilly Moraes Silva

Participante

Resumo do Currículo

Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA – UFRJ). Mestre em Estudos Linguísticos (2019), pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN – UERJ/FFP). Graduada em Letras Português e Literaturas (2015), pela mesma Universidade (UERJ/FFP). Docente da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e do Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR). Membro do Coletivo de estudos de letramentos contemporâneos (CELeC).

Áreas de Interesse

Estudos do Letramento, Linguística e Linguística Aplicada.

Janaina Coutinho Tavares

Janaina Coutinho Tavares

Participante

Resumo do Currículo

Graduada em Letras/Espanhol (UFRRJ-IM), mestranda em Linguística Aplicada (PIPGLA – UFRJ), bolsista (CAPES).

Áreas de Interesse

Pesquiso letramentos e narrativas de sobrevivência e esperança de manifestações culturais da Baixada Fluminense.

Luana Alana de Lima

Junot de Oliveira Maia

Participante

Resumo do Currículo

Junot de Oliveira Maia é licenciado em Letras pela Unicamp, mestre e doutor em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atualmente, forma professores na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa envolvem os estudos sobre letramentos, entendendo as escritas como produções que promovem agência por direitos e por cidadania em meio às pluralidade a e desigualdades da sociedade brasileira.

 

Luana Alana de Lima

Luana Alana de Lima

Participante

Resumo do Currículo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Áreas de Interesse

Filosofia; educação; relações de poder; relações étnico-raciais; cultura hip-hop.

 

Luana Fontel Souza

Luana Fontel Souza

Participante

Resumo do Currículo

Graduada em Letras pela UFPA, mestre e doutoranda pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. Pesquisa maternidades racializadas na Amazônia Atlântica. Tem especial interesse em pesquisas com povos originários, etnografia e letramentos raciais.

Áreas de Interesse

Amazônia. Mulheres indígenas. Discurso. Letramentos raciais.

Maria José Pires Simão

Maria José Pires Simão

Participante

Resumo do Currículo

Sexo feminino, branca, Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense, mestranda em Educação/PPGDUC/UFRRJ – Área de Concentração: Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – Linha de Pesquisa: Educação e Diversidades Étnico-Raciais, em 2021. Participei da Capacitação das Comissões de Heteroidentificação da UFMS (2021). Servidora pública, professora da Rede Pública Estadual no município de São Gonçalo desde 2007. Em 2005, atuei como pesquisadora do Projeto GERES sobre desempenho escolar; professora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – CEASM (em 2006); do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM (em 2007) e supervisora do PROJOVEM (de 2007 a 2012) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UERJ-FFP (2018/2019).

Áreas de Interesse

Relações étnico-raciais, letramentos e justiça social.

Raquel Sampaio Mello

Raquel Sampaio Mello

Participante

Resumo do Currículo

Raquel Sampaio Mello é professora de Inglês da Marinha do Brasil no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Atualmente também está cursando doutorado em Linguística Aplicada pela UFRJ. É mestre em Linguística pela UERJ.Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professora Assistente de Português na Stetson University pelo programa de estudos da Fulbright. Ensinou Português para estrangeiros por cinco anos em diferentes escolas de intercâmbio localizadas no Rio de Janeiro. Leciona inglês em diferentes cursos de idiomas desde 2012. Durante a graduação foi bolsista voluntária de iniciação à docência do grupo de pesquisa : ” Aulas e material de leitura em língua inglesa: uma perspectiva da formação docente”. Foi representante discente no mestrado em Estudos Linguísticos no período compreendido entre 2016-2017. No presente momento é integrante do grupo de pesquisa do CELEC.

Áreas de Interesse

Linguística aplicada.

Wendy Pereira

Wendy Pereira

Participante

Resumo do Currículo

Graduada em Letras – Português/Literaturas pela UFRRJ/IM, Mestranda no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada na UFRJ e Ex-bolsista do Programa de Residência Pedagógica – Língua Portuguesa. Atua como Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Vitória, Espirito Santo.

Áreas de Interesse

Possui pesquisa na área de Linguística Aplicada com ênfase no Racismo Linguístico.

 

Wudson Guilherme de Oliveira

Wudson Guilherme de Oliveira

Participante

Resumo do Currículo

Mestrando pelo Programa de Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC pela UFRRJ. Licenciado em História, pela UNISUAM. Com Pós-Graduações “Lato-Sensu” em Educação e Relações Étnico-Raciais, pelo PENESB/UFF, em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pelo MEC/UNIAFRO/UFRRJ e História da África e a Diáspora Africana no Brasil, pelo Centro de Pós-Graduação SIMONSEN. Desenvolve vivências como Docente das Disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA na Educação Básica, Pesquisador, Palestrante e Oficineiro. Possui de modo voluntário um “Projeto de Sensibilização Étnico-Racial e Cultura Africana, Indígena e Afro-Brasileira no Chão da Escola”, além de outros espaços formais e informais de educação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1806-9244

E-mail: wudafrica@gmail.com

Áreas de Interesse

Educação das Relações Étnico-Raciais, História, Histórias das Áfricas, Letramento, Linguística, Filosofia Africana, Estética Negra, Raça e Racismo, Lei Federal 10.639/03 e 11.645/08, Ações Afimativas, Literaturas Africanas, Indígenas, Afro-Brasileiras e Afro-Pindorâmicas.